19/7/2019 - Campinas - SP

Ailton da Farmácia questiona impressão inadequada do Cartão SUS na rede de saúde

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

O vereador Ailton da Farmácia (PSD) questiona, por meio de Requerimento, a falta de Cartão SUS com impressão adequada na Rede Municipal de Saúde. “Recebemos várias reclamações de usuários que se dirigem até os centros de saúdes para fazer a primeira via do Cartão SUS ou renovar o documento e saem das unidades com uma impressão em preto e branca em folha A4 simples. A atendente ainda diz para o usuário que, se ele quiser, vai ter de plastificar a impressão. A última reclamação foi feita por um cidadão do CS Santa Odila”, contou o vereador.

O vereador questiona há quanto tempo o fato vem ocorrendo na rede municipal de saúde e qual a alternativa da municipalidade para entregar ao usuário o Cartão SUS com padrão de qualidade de impressão para que não haja necessidade de o cidadão se preocupar em plastificar o documento. “Do jeito que o documento é entregue ao cidadão, não vai durar muito tempo; a deterioração é fácil”, frisou Ailton da Farmácia.

De acordo com informações obtidas pelo vereador, o fato é corriqueiro em todos os centros de saúde de Campinas. Outra preocupação de Ailton da Farmácia é com relação ao prejuízo que a deterioração rápida do Cartão SUS cause ao usuário e também ao sistema de saúde como um todo.

“Teoricamente, o Cartão SUS teria de ser utilizado para acessar o prontuário, saber quais são as doenças dos usuários e tratamentos que já recebeu. Sabemos que o sistema não é unificado e o acesso ao prontuário ainda não é possível, mas a rede pública está implantando o sistema, que permitirá o acesso justamente pelo Cartão SUS devidamente impresso”, enfatizou o parlamentar.

A municipalidade deve responder os Requerimentos dos vereadores em 15 dias a partir do recebimento, prazo este renovável por mais 15 dias, com justificativa, de acordo com o artigo 8º, XI do Regimento Interno. A Lei de Acesso à Informação também disciplina a questão e obriga o envio de informações.