13/8/2019 - Campinas - SP

Ailton da Farmácia participa de reunião para viabilizar construção de passagem

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

O vereador Ailton da Farmácia (PSD) se reuniu ontem (12) com o deputado estadual Rafa Zimbaldi (PSB) e o coordenador de Relações Governamentais da concessionária Rumo, Marcelo Rodrigues, com o objetivo de viabilizar construção de uma passagem de veículos sobre a linha férrea interligando os bairros Jardim Tamoio e Jardim Samambaia/Esmeraldina.  O vereador já havia apresentado, em outubro de 2018, indicação solicitando estudo para a construção de uma passagem em nível ligando as ruas Antônio Bossoni (Tamoio) e Vicente da Fonseca Ferrão (Esmeraldina). 

“Temos um abaixo-assinado com a participação de mais de mil pessoas solicitando essa melhoria. Os moradores do Jardim Tamoio precisam dirigir cerca de oito quilômetros para terem serviços básicos como saúde, educação e até mesmo acesso a estabelecimentos comerciais”, explica Ailton da Farmácia, acrescentando que a reunião de segunda-feira foi intermediada pelo deputado estadual. 

De acordo com Ailton da Farmácia, as duas passagens existentes sobre a linha férrea são exclusivas para pedestres. “E temos a informação que as crianças atravessam sozinhas a passarela para irem à escola, porque os responsáveis se recusam a percorrer os oito km para deixar os alunos em frente ao colégio, muitas vezes por falta de tempo ou até mesmo por não terem dinheiro para abastecer os veículos para transitar este trecho a mais diariamente”, acrescenta. 

O representante da Rumo, Marcelo Rodrigues, diz que a empresa não se opõe à implantação de uma passagem em nível, caso um estudo de mobilidade urbana seja elaborado pela municipalidade aponte essa alternativa para a solução do problema no local designado pelo vereador.  Uma vistoria técnica ‘in loco’ com a participação de secretários municipais deverá ser realizada na sequência, com o objetivo de elaborar estudo que indicará a possibilidade ou não de implantação da passagem em nível sobre a linha férrea interligando os dois bairros.  

“Participarei desta vistoria também e estarei ao lado do vereador Ailton lutando por essa melhoria. Tudo o que estiver ao alcance do mandato de deputado, na Assembleia, vamos nos empenhar. Entendemos que essa demanda é justa e sua necessidade é comprovada pela quantidade de assinaturas apresentadas”, afirma o deputado Rafa Zimbaldi.