14/3/2019 - Campinas - SP

90 anos de Orquestra Sinfônica: TV Câmara transmite ao vivo primeiro concerto do ano

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A Orquestra Sinfônica de Campinas comemora 90 anos de existência em novembro de  19 e a TV Câmara Campinas está preparando uma programação especial que irá mostrar, ao longo do ano, a história e a importância da Sinfônica. Diversos programetes batizados de “90 anos da orquestra Sinfônica de Campinas” estão sendo produzidos e em breve estarão na grade do Canal Legislativo. Antes mesmo da estréia deles, porém, a TV Câmara já levará ao ar, pela primeira vez ao vivo, em tempo real, a íntegra da primeira apresentação da orquestra, marcada para as 20 horas deste dia 15 de março apenas para convidados.

“A história da orquestra é muito rica e se entrelaça com a história não apenas de Campinas, mais do Brasil. Vale lembrar que a Câmara atuou ativamente para que ela se tornasse Patrimônio Imaterial da cidade e quando o maestro Hugo Toro nos procurou para falar deste marco, imediatamente a demos início a um planejamento conjunto de ações visando a valorizar ainda mais a Sinfônica”, diz o presidente da Câmara, vereador Marcos Bernardelli, que recebeu Toro na presidência em fevereiro, ao lado do vereador Campos Filho (DEM), em reunião para iniciar as preparações do aniversário de nove décadas.

A abertura da temporada 2019 da Orquestra Sinfônica dá início oficialmente às comemorações dos 90 anos de será realizada no Teatro Castro Mendes no dia 15 de março apenas para convidados, às 20 horas (no dia 16, no mesmo horário, e às 17 horas do dia 17, haverá apresentações abertas ao público, com entrada gratuita e convites distribuídos ao público uma hora antes, nas bilheterias do teatro).

A TV Câmara estará no teatro na sexta-feira e logo às 20 horas já começa a transmitir o concerto, que terá repertórios do campineiro Carlos Gomes e do compositor italiano Gomes Pietro Mascagni. De Carlos Gomes, serão apresentadas três canções : "Addio", "Mon Bonheur" e "Mamma Dice". De Pietro Mascagni , a ópera "Cavalleria Rusticana", que é considerada uma das primeiras composições do realismo operístico italiano ou verismo.

 Além do maestro, a ópera contará com a atuação de cinco solistas, cada um representando um personagem, que são eles: soprano Tati Helene, como Santuzza , que será uma pobre camponesa; tenor Eric Herrero, como Turiddu, que será um alemão recém-chegado do exército; barítono Marcelo Ferreira, como Alfio, que será carreteiro; mezzo soprano, Mere Oliveira, como Lola, que será esposa de Alfio; mezzo soprano, Juliana Taino, como Lúcia, que será a mãe de Turiddu.

A ópera "Cavalleria Rusticana" terá, ainda, a participação dos coros Contemporâneo de Campinas, com o regente Angelo José Fernandes; Collegium Vocale Campinas , com o regente Akira Kawamoto; e Madrigal Vivace, de Jundiaí, com o regente Vasti Atique. A TV Câmara Campinas transmite em sinal aberto digital 39.3, no canal 4 da NET e 9 da Vivo Fibra. Também será possível assistir ao concerto em tempo real pelo canal da TV no Youtube e na fanpage oficial da Câmara Municipal de Campinas.