Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

30/7/2019 - Campinas - SP

Comissão das Pessoas com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A Comissão Permanente das Pessoas com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida da Câmara de Campinas focou no primeiro semestre os trabalhos de inclusão social e nos desafios para quebrar as diversas barreiras que afetam significativamente as pessoas com deficiência.

Para despertar a necessidade da promoção da igualdade social e priorizar questões como conscientização e educação, a Comissão debateu com especialistas e principais instituições ligadas ao setor da cidade as dificuldades das pessoas com algum tipo de deficiência ter acesso aos mais variados ambientes sociais.

O vereador Jorge da Farmácia (PSDB), presidente da Comissão, lembra que estiveram presentes na Câmara representantes da Adacamp (Associação para o Desenvolvimento dos Autistas em Campinas), da Futura Consultoria, da Revista Gente Ciente e até da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) para discutir ações que visem trazer melhores condições para acessibilidade das pessoas com deficiência no trânsito e respeito às vagas exclusivas.

A Comissão, formada também pelos vereadores Jota Silva (PSB), Nelson Hossri (POD), Edison Ribeiro (PSL) e Paulo Haddad (CID), ajudou ainda o Projeto LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade), organizado por um grupo de pais que busca levar atividades e brinquedos preparados para atender crianças especiais aos parques públicos.

“No início do segundo semestre já teremos um espaço nesses moldes na Lagoa do Taquaral”, previu Jorge da Farmácia, que pretende ainda promover duas sessões de cinema para deficientes auditivos, com tradução em libras, em uma sala do circuito comercial da cidade. No ano passado, a Comissão já havia feito uma sessão, que foi muito concorrida.

Jorge da Farmácia ainda destaca que a Comissão está empenhada em discutir propostas que valorizem as ações do chamado Dia D, uma iniciativa Ministério do Trabalho, comemorada em 29 de setembro, para incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Ao todo, existem no Brasil cerca de 45 milhões de pessoas que vivem com algum tipo de deficiência.

“Precisamos estar atentos e intensificar a fiscalização para que a iniciativa privada cumpra a Lei de Cotas, que obriga a empresa com mais de cem funcionários a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência”, finalizou.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.