Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

7/1/2020 - Campinas - SP

Cidão Santos protocola projeto de lei para criação do programa Combate à Solidão




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

O vereador Cidão Santos (Pros) protocolou Projeto de Lei Ordinária na Câmara Municipal de Campinas para a criação do programa Combate à Solidão. De acordo com o projeto, o programa consiste em promover visitas de voluntários a pessoas solitárias em suas residências.

“A solidão atinge as pessoas das mais variadas classes sociais e idades, principalmente os idosos , que, neste caso, acabam abandonados pelos seus familiares, ou, por outro motivo, ou residem sozinho em suas casas, seja por viuvez ou distância de parentes”, explica Cidão, completando que este isolamento social pode causar uma série de consequências negativas para a saúde.

Diante disso, o vereador, por meio de estudos e pesquisas, resolveu apresentar a propositura. “Sabemos que a solidão é a responsável pelo desenvolvimento do estresse, causa predisposição ao desenvolvimento de câncer, pressão alta, insônia, ansiedade ou depressão”, diz o parlamentar.

Segundo Cidão, esta é uma forma encontrada para que esta pessoa solitária se ressocialize. “O ser humano necessita do outro para se sentir socializado, integrado, unido a alguma coisa e até mesmo na sociedade”, salienta. Para participar do programa Combate à Solidão, o participante, tanto o visitante quanto o visitado, devem se cadastrar num site específico, e, assim, ser utilizado que promoverá visitas a pessoas solitárias, seja para conversar, se distrair, praticar algum hobby, ensinamentos, como artesanato, culinária e outros, pois cada voluntário ou visitado optam no que fazer.

“Estas visitas, seja com simples bate-papo descontraído ou alguma atividade têm a finalidade de preencher um vazio existentes nestas pessoas visitadas, é suprir, de fato, a ausência de uma companhia, por fim à solidão”, explica Cidão Santos. O vereador ilustra a importância do tema com a implantação do Ministério da Solidão, no Reino Unido, que tem nove milhões de solitários.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.