Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

15/1/2020 - Campinas - SP

Campinas avalia substituir placas de identificação usadas em carros de motoristas de app




Por G1 Campinas e Região

 

Campinas (SP) confirmou na tarde desta segunda-feira (14) que avalia substituir as placas usadas para identificação dos carros usados por motoristas de aplicativos e que o controle seja feito pela Emdec, empresa responsável por fiscalizar o trânsito na cidade. A solicitação para retirada delas dos automóveis foi feita por um grupo durante protesto realizado na área central, na semana passada, para reivindicar mais segurança após um condutor ser morto durante assalto no Jardim Chapadão. Ninguém foi preso.

O prefeito, Jonas Donizette (PSB), disse que pediu ao secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, para que pense em uma forma alternativa. "Pedi para ele pensar em maneira que pudesse ser feita a substituição da plaquinha. Talvez, foi dado ideia de identificação no retrovisor do carro [...] O secretário de Transportes já esta com essa demanda. Vamos dar encaminhamento às conversas que tivemos com os motoristas. Não existe ainda uma forma definida", falou o chefe do Executivo.

 

De acordo com ele, na próxima semana deve ser marcada uma reunião entre secretários e representantes dos motoristas para discussão de outras demandas feitas pela categoria. Entre elas, explica, o controle da identificação pela Emdec, com objetivo de garantir mais segurança.

"Um outro pedido que fizeram, que o adesivo seja controlado pela Emdec, esse era o nosso desejo quando nós fizemos a lei. Por uma questão de flexibilidade, porque na época tinha um receio das regulamentações, nós retiramos essa parte. Eles mesmos [motoristas] estão percebendo que não está sendo vantajoso para elas e pedem que retornemos. Falei ao secretário para ver uma maneira da Emdec controlar a identificação", destacou o pessebista. A data do encontro não foi confirmada.

 

O que dizem as empresas?

 

Em nota, a assessoria da 99 informou que avalia como positiva todas as iniciativas que contribuam para construir um ambiente mais seguro para motoristas e passageiros, "como é a proposta feita hoje pelo governo municipal em Campinas em relação ao uso do dístico [adesivo de identificação]".

A Cabify destacou que segue as leis municipais e orienta os condutores e que "constantemente investe em tecnologia para oferecer uma camada a mais de segurança ao motorista parceiro, como compartilhamento de rota, opção de não aceitar corridas em dinheiro, dentre outras coisas".

A assessoria da Uber informou que defende revisão do atual modelo de identificação visual dos veículos, por considerar que o atual provoca mais gastos e gera mais exposição dos condutores. Além disso, a empresa alegou que o adesivo não é pratico e não garante que o carro esteja cadastrado em aplicativos.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.