Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

16/3/2018 - Campinas - SP

Câmara quer ações de prevenção à gravidez nas adolescentes de grupos vulneráveis




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude quer uma maior integração entre as diversas entidades e setores governamentais que atuam na área da prevenção da gravidez na adolescência, principalmente entre os grupos mais vulneráveis. “A gravidez precoce impacta diretamente na saúde das adolescentes, gerando diversos problemas no seu desenvolvimento social. É preciso levar informação, prevenção e assistência para mais perto das nossas adolescentes”, acredita Gustavo Petta, presidente da comissão. 

A ginecologista Fernanda Garanhani de Castro Surita, coordenadora do ambulatório de pré natal de adolescentes do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) participou da reunião da comissão realizada nesta quarta-feira (14) e afirmou que o país tem mais de 16 milhões partos por ano entre adolescentes entre 15 a 19 anos, sendo que um milhão deles são em menores de 15 anos de idade. “Gravidez precoce é um problema de saúde pública, já que é nessa faixa etária que temos as taxas de mortalidade materna mais alta no Brasil”, afirma Fernanda que diz ainda “a taxa de fecundidade entre as adolescentes está diminuindo, mas menos que o desejável, por isso é tão importante falar constantemente em prevenção e contracepção”. 

Diante desses dados, Petta destacou que é preciso unir forças para poder mudar esse cenário. “É importante que as iniciativas da Prefeitura, das entidades que assistem aos jovens da cidade e as instituições da área da saúde como a UNICAMP estejam juntos em um mesmo programa, só assim vamos conseguir ampliar o atendimento e chegar nas adolescentes da periferia de nossa cidade”. O parlamentar também ressaltou a importância da educação nesse contexto. “Precisamos levar para as escolas políticas de protagonismo juvenil, de empoderamento feminino e igualdade de gênero”, acredita. 

A reunião contou com a participação de jovens da instituição Patrulheiros Campinas e diante deles, a médica fez questão de ressaltar a responsabilidade tanto da menina quanto do menino. “As adolescentes de grupos de maior vulnerabilidade, com condições psicossociais desfavoráveis, são as que mais engravidam e que acabam ficando sem o amparo do pai da criança”. Para ela a problemática da gravidez precoce deve ser combatida com saúde e educação de qualidade, políticas de igualdade de gênero e redução das desigualdades econômico-sociais. 

O vereador Fernando Mendes (PRB), integrante da comissão, questionou sobre os direitos que as adolescentes que engravidam têm perante as escolas. “As mulheres que estão trabalhando tem seus direitos de licença garantidos, mas e as alunas? Sabemos que isso muitas vezes é motivo para abandono escolar, mas qual o amparo que Estado dá às elas nesse cenário?”, questionou o parlamentar. A médica esclareceu que elas possuem uma licença de três meses e que “é previsto um acordo entre a família e a escola para que a aluna não seja prejudicada em seu desempenho escolar”. Diante disso, Mendes reforçou a importância do acesso à informação. “Tenho certeza que muitas alunas perdem o ano por total falta de desconhecimento dos seus direitos”, finaliza. 

Além de Petta e Mendes, a reunião contou ainda com a presença do vereador Jorge da Farmácia (PSDB), da coordenadora da área da criança e do adolescente da Secretaria Municipal da Saúde, Tânia Maria Marcussi e do representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Carlos Rene Fernandes de Oliveira. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.