Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

18/2/2020 - Campinas - SP

Câmara aprova Moção para que Congresso Nacional rejeite Medida Provisória




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A Câmara de Campinas aprovou Moção que apela à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal para que rejeite a Medida Provisória 905/19, editada pelo governo Jair Bolsonaro, que institui o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo e altera substancialmente a legislação trabalhista vigente. Entre outros itens essa medida extingue a exigência de registro profissional de 13 categorias, entre elas o exercício da profissão de jornalista.

“O Governo Federal, mais uma vez, toma uma medida autoritária, sem debate com a sociedade e a categoria profissional envolvida. O objetivo é prejudicar o exercício do Jornalismo e tantas outras categorias, precarizando e desregulamentando diversas profissões, pois aponta para o fim do registro profissional. A imprensa livre, exercendo seu papel com profissionais qualificados e com direitos assegurados, é essencial para a garantia do Estado Democrático de Direito”, consta no texto da Moção, assinada originalmente pelos vereadores Gustavo Petta (PCdoB), Pedro Tourinho (PT), Mariana Conti (PSOL) e Carlão do PT, e que recebeu apoio da grande maioria dos parlamentares presentes durante a quinta reunião ordinária de 2020.

Antes dos trabalhos em plenário, o presidente da Câmara, vereador Marcos Bernardelli (PSDB), recebeu dirigentes sindicais da categoria que vieram pedir apoio à causa. Estiveram presentes no gabinete da presidência Márcia Quintanilha, vice-presidente Sudeste da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); Lilian Parise, diretora executiva do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJPSP); Marcos Alves, diretor regional Campinas do SJPSP; e Ricardo Andrade, diretor de base da Regional Campinas do SJPSP. Eles estiveram acompanhados dos vereadores autores da Moção.

“Tenho certeza que o significado dessa Moção é muito significante. Representa que alguma voz está se postando em relação a esses temas; em defesa da profissão de jornalistas e de outras profissões, princialmente os autônomos. Após o fim da exigência do diploma, o registro é a única regulamentação do Jornalismo profissional”, frisou Marcos Bernardelli, que assinou o documento.

Na tribuna, vários vereadores defenderam a propositura. “Essa Moção é mais do uma ação contra a atuação do profissional que atua como jornalista; é um documento em defesa das instituições democráticas e da nossa Constituição que está sendo violentamente atacada”, discursou Gustavo Petta.

“Estamos apelando para que se preserve a democracia, os direitos humanos e os direitos conquistados pelos trabalhadores e trabalhadoras durante muitos anos. É mais uma fraude da política de emprego e renda nesse país. Temos de lembrar que uma democracia plena só existe com uma imprensa live”, finalizou Pedro Tourinho.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.