Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

29/9/2016 - Campinas - SP

Alvaro Crósta discute Universidade e Sociedade




da assessoria de imprensa 

As universidades são instituições com grande poder de transformação da sociedade. No mundo contemporâneo, as nações apontadas como exemplos de desenvolvimento econômico e social contaram, sem exceção, com o suporte fundamental de universidades vigorosas e atuantes, formando recursos humanos de alto nível, gerando conhecimentos novos por meio de pesquisas e transferindo diretamente à sociedade os resultados de suas atividades acadêmicas por meio de ações de extensão, que incluem os subsídios para a formulação de políticas públicas.

No Brasil, o acesso à universidade ainda é restrito a um conjunto reduzido de jovens, conjunto esse aquém das necessidades de desenvolvimento do país. Por outro lado, esse quadro vem se alterando, notadamente na última década, principalmente por meio da expansão dos sistemas públicos de universidades e de incentivos à pesquisa e à inovação. Nesta palestra, abordaremos a importância da universidade pública para gerar transformações sociais de alto impacto, bem como analisaremos a contribuição que a UNICAMP vem dando ao longo da sua curta e exitosa história de 50 anos.

Alvaro Penteado Crósta 

Coordenador Geral (Vice-Reitor) da UNICAMP, Professor Titular de Geologia da UNICAMP e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, atuando nas áreas de sensoriamento remoto geológico, exploração mineral e geologia planetária. Graduou-se em Geologia pela USP, fez Mestrado no INPE e Doutorado no Imperial College, Londres, Reino Unido. Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade de Nevada (Reno, EUA), na Universidade Humboldt (Berlim, Alemanha) e de Viena, Áustria. Atuou como Professor Visitante no Petroleum Institute em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.