Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

28/5/2020 - Campinas - SP

Ailton da Farmácia protocola projeto para disciplinar descarte de máscaras




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

O vereador Ailton da Farmácia (PSB) protocolou projeto de lei que disciplina o descarte correto de máscaras e demais EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) em Campinas. O projeto prevê que a administração pública deverá colocar lixeiras específicas para o descarte de máscaras e EPIs em locais públicos, como terminais de ônibus, praças, prédios públicos e demais pontos de passagem de pedestres. A proposta também autoriza a municipalidade a realizar campanhas informativas e de conscientização à população em geral.

“O hábito de usar máscaras, luvas e outros materiais de proteção veio para ficar, mesmo após a pandemia. Se tivermos uma vacina aprovada, imagine a produção dessa vacina para o mundo todo! Serão necessárias muitas doses. Ou seja, até que não haja uma forma de prevenção ao coronavírus e além da vacina, um medicamento, a população não quer correr risco de contaminação. Por isso, estará usando máscaras, principalmente”, diz Ailton da Farmácia.

Segundo ele, as máscaras usadas não estão tendo o correto descarte atualmente. Muitas pessoas ainda não sabem se as mesmas são recicláveis, já que o material pode ser reutilizado, ou se colocadas no lixo comum. “Temos de instruir a população para não reciclar as máscaras, já que muitas podem estar contaminadas com o vírus e se transformam em agentes de transmissão. O descarte no lixo comum também deve ser feito com determinados cuidados”, frisa o vereador.

O PL também prevê que estabelecimentos comerciais recebam informações da administração municipal no sentido de também oferecerem local específico para o descarte de máscaras e EPIs. “O correto acondicionamento deve ser feito em sacos de cor branco leitoso, impermeáveis, de material resistente à ruptura e vazamento, além de serem identificados e separados do lixo comum”, completa Ailton da Farmácia.

De acordo com o vereador, o objetivo é proteger os trabalhadores que coletam lixo, sejam recicláveis ou comuns, os mais vulneráveis com a utilização abundante de máscaras, luvas, principalmente. “Para diminuir riscos de contaminação, a solução deve partir da própria população usuária de máscaras e outros equipamentos de proteção. Para que essa nova realidade seja enfrentada com responsabilidade, o Poder Público deve agir”, finaliza.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.