Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

20/2/2020 - Campinas - SP

Ailton da Farmácia apela para o restabelecimento na entrega de nutrição enteral




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

Moção de autoria do vereador Ailton da Farmácia (PSD), aprovada na sessão desta quarta-feira (19/02), apela à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo para que restabeleça a entrega de alimentação enteral e oral a pacientes de Campinas e região nas Unidades da Farmácia de Alto Custo.

Segundo informações do vereador e que constam na Moção, o alimento em falta há três meses é o Trophic Basic, da fabricante Prodiet. “Pacientes de Campinas, que pertencem a famílias de baixa renda, estão sofrendo com a falta no fornecimento de nutrição. O governo do Estado está tirando dos pacientes um direito básico, que é o de se alimentar. Essas pessoas são doentes, deficientes e acamadas. A única forma de alimentação é por sonda”, frisou Ailton da Farmácia.

O gabinete do vereador recebeu relatos de familiar de paciente acamado que se dirige à Farmácia de Alto Custo, localizada no Hospital das Clínicas da Unicamp, porém, a nutrição deixou de ser fornecida. É um paciente de 54 anos. Os pais sobrevivem de aposentadoria.

“Várias foram as idas e vindas, nos últimos três meses, até a Farmácia de Alto Custo e a alimentação encontra-se indisponível. Além de enfrentar as constantes filas registradas na Farmácia, familiares do paciente somente são avisados de que a nutrição está em falta quando já encontram-se no local de atendimento”, acrescentou o vereador.

Ainda de acordo com o vereador, deficiências como essa levam as famílias a recorrerem a medidas judiciais para restabelecerem o seu direito. O que também é um processo demorado que coloca em risco a sobrevivência do paciente. “Privar alguém incapaz de sua alimentação é um problema que o Estado deveria corrigir por ser medida de sobrevivência”, finalizou Ailton da Farmácia.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.