18/05 - A História da Física

Local: IFGW - Unicamp


A Física é uma ciência fundamental que tem permitido ao homem alcançar inúmeros avanços tecnológicos, a grande maioria deles para o bem da humanidade. O ensino desta ciência enfrenta inúmeras dificuldades no país e ela constitui uma fração importante nas provas de vestibulares para o acesso à Educação Superior.

O Instituto de Física "Gleb Wataghin", da Universidade Estadual de Campinas, convida a toda a comunidade para a XLI Oficina de Física “César Lattes”. O tema desta edição é “A História da Física: o que podemos aprender com ela?" e será realizada em 18 de Maio de 2019, no auditório do Instituto de Física "Gleb Wataghin".

Nesta oficina os palestrantes tratarão vários episódios da história da Física e seu impacto na ciência e tecnologias. Veja aqui a programação:

1- Prof. Pedro de Holanda. "O Problema dos neutrinos solares como exemplo de aplicação do método científico."
2- Prof. Felippe Barbosa. "Brilho nas sombras: um debate sobre a natureza da luz.”
3- Prof. José J. Lunazzi. "Eratóstenes e a medição do diâmetro da Terra.”
4- Prof. Pierre Louis. "Forças óticas: de Kepler a Ashkin e além."
5- Prof. Marcus Bonança. "Ciência básica versus ciência aplicada: aprendendo com a história da Termodinâmica e do Eletromagnetismo."

Estão convidados os professores de Ensino Médio da nossa região, alunos de graduação e pós-graduação e público em geral.

Inscrições e informações: http://bit.ly/2VxkFx7

 

Clique aqui para visualizar o evento no Facebook.