Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

23/2/2017 - Campinas - SP

Corte de vagas na indústria da região gera pior saldo desde 2013, diz Ciesp




da assessoria de imprensa 

Companhias da área de Campinas abriram 600 oportunidades em janeiro.
Centro diz que série de resultados 'pode' indicar melhorias na economia.

As indústrias na região de Campinas (SP) criaram 600 vagas de trabalho em janeiro, segundo a entidade representativa do setor no estado (Ciesp). O saldo é o mais baixo em cinco anos e indica queda de 14% no comparativo com 2016, quando foram abertas 700 oportunidades.

Antes disso, o pior resultado havia sido resultado em 2012, quando 100 postos foram fechados.

O nível de emprego foi influenciado, de acordo com a pesquisa, pelas áreas de produtos químicos (2,1%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (2,1%), equipamentos e máquinas (0,7%), além do setor dos produtos de borracha/material plástico (1,3%).

Variações e expectativas
A produção de 52,4% das indústrias diminuiu em janeiro; enquanto para 19% ela ficou inalterada, e houve alta em 28,6%.

Segundo o centro, os indicadores melhoraram no comparativo com dezembro, porém, o resultado é pior do que em janeiro do ano passado - à época, houve queda em 32,3% das fábricas; 54,8% mantiveram ritmo e ocorreu alta para 12,9%.

Em relação ao número de trabalhadores, 52,4% das companhias afirmaram ter reduzido o quadro; 38,1% citaram estabilidade, e 9,5% declararam que houve aumento. De acordo com o Ciesp, as estatísticas são piores do que as registradas em dezembro e janeiro do ano passado.

A inadimplência aumentou para 33,3% dos participantes no primeiro mês deste ano. Já para 66,7% o índice ficou igual, e foi verificada diminuição em 3,2% das companhias. Neste caso, informou o centro, os dados indicam avanço no comparativo com dezembro e janeiro de 2016.

Outros conclusões na pesquisa são de que houve estabilidade dos estoques, melhora da lucratividade, aumento no uso da capacidade instalada e estabilidade dos custos trabalhistas.

"As expectativas do empresariado continuam apresentando elevado percentual de empresas que não irão investir na ampliação da capacidade instalada, entretanto, elevou-se percentual dos que irão atualizar número de máquinas", informa nota do Ciesp sobre o planejamento de 12 meses das companhias

De acordo com a entidade, a avaliação sobre todos os indicadores pode indicar melhora na atividade econômica nos próximos meses.

Entre 2012 e o ano passado, as indústrias do interior paulista perderam 31,3 mil postos. O total equivale ao fechamento de 50 fábricas de grande porte, cada uma com 600 funcionários.

A pesquisa
A regional do Ciesp tem empresas associadas em Águas de Lindóia, Amparo, Artur Nogueira, Campinas, Conchal, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Itapira, Jaguariúna, Lindóia, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Paulínia, Pedreira, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Sumaré e Valinhos. Durante o levantamento, na primeira quinzena deste mês, foram consultadas  21 companhias.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.