Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

17/1/2017 - Campinas - SP

Aos 36 anos, agrônomo faz prova para engenharia de automação na Unicamp




da assessoria de imprensa 

'Quero ampliar área de atuação', diz candidato antes do exame em Piracicaba.
Portões foram fechados, pontualmente, às 13h; sem registro de atrasados.

A maratona da 2ª fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) começou neste domingo (15). Entre os 576 candidatos que fazem a prova em Piracicaba (SP), está o engenheiro agrônomo Wellington Luiz Costa Silva, de 36 anos. Formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) em 2004, ele concorre a uma vaga no curso de engenharia de controle e automação. "Quero ingressar em um novo curso para poder ampliar a minha área de atuação", disse.

Tímido, o candidato formado em engenharia agronômica, preferiu não ser fotografado, mas contou ao G1 parte da trajetória seguida até decidir o vestibular para um novo curso. "Depois de formado, morei no Mato Grosso, no Pará e voltei para Piracicaba há seis meses, cidade natal de minha esposa. Trabalho em São Paulo e viajo todos os dias. Consequentemente, não sobra muito tempo para os estudos. Mesmo assim, a expectativa é boa", acrescentou Silva, que é natural do Rio de Janeiro (RJ).

As provas são realizadas na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Neste domingo (15), portões foram fechados às 13h. Na cidade não houve candidatos atrasados.

Filho de dentistas, Lucas Bonetti Sallum, de 19 anos, é candidato a uma vaga em odontologia. "Meus pais, meu avô e meu tio são dentistas. Este ano, tento ser aprovado também em medicina, que é a minha primeira opção", contou.

Ao lado do pai, o professor da Unicamp, Enilson Sallum, Lucas disse estar tranquilo para enfrentar o exame. "O pai sofre com o filho e torce também. Sei da pressão desta época e das dificuldades, por isto, o meu objetivo em estar junto é para amenizar todas essas sensações. Ele tem como primeira opção a medicina e torço para que seja aprovado", afirmou.

Murilo Vale, de 17 anos, quer ingressar no curso de engenharia química e também contou com o apoio dos pais, a secretária Maricy Vale, de 53 anos, e o comerciante Carlos Vale Junior, de 56 anos. "Acredito que a redação deve ser a parte mais complicada da prova de domingo", diz o candidato que é de Americana (SP), tem uma irmã que cursa midialogia na Unicamp e também foi aprovado para a segunda fase da Fuvest.

As amigas Caroline da Silva e Flavia Rizzolo, de 19 anos, estudaram juntas no cursinho preparatório em 2016. Para elas, a redação é a parte mais temida. "O gênero da redação da Unicamp é diferente dos demais vestibulares, é uma dissertação. Apesar disto, as expectativas são as melhores", comentou.

Segunda fase
Os exames da segunda fase da Unicamp tiveram início neste domingo (15). Os exames desta etapa seguem na segunda-feira (16) e terminam na terça-feira (17). No primeiro dia, domingo, os vestibulandos encaram as provas de redação e de língua portuguesa e literaturas de língua Portuguesa.

Na segunda-feira será a vez das provas de história e matemática. No último dia, terça-feira , os estudantes têm pela frente as provas de biologia, química e física. Com exceção da redação, cada prova é composta por seis questões dissertativas.

Locais
As provas serão realizadas em 18 cidades do estado de São Paulo e no Distrito Federal (DF). De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares, os candidatos devem chegar ao local das provas às 12h.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.